Carta à ministra- por Antonio Candido

Íntegra da carta do Professor Antonio Candido saudando a ministra Ana de Hollanda

Querida Ana:

Você não imagina com que emoção me dirijo agora à menina que vi nascer, crescer e amadurecer, até tornar-se uma personalidade de relevo no panorama cultural do Brasil.

No setor público, não esqueço a sua excelente atuação como Secretária de Cultura do Município de Osasco, estreia que se desdobrou ao longo do tempo em serviços prestados a sucessivas instituições culturais.

Não esqueço a qualidade excepcional do meio familiar em que você viveu e se formou mentalmente, sob a égide de sua mãe e de seu pai, cercada sempre por intelectuais e artistas do mais alto nível.

Tudo isso parece tê-la preparado para ocupar funções como esta que hoje assume e que exercerá certamente com a maior eficiência, acompanhada pelos augúrios favoráveis de todos os que desejam a continuação das melhores políticas culturais para o Brasil.

É com toda confiança que lhe mando esta mensagem desejando êxito na sua difícil missão e cumprimentando-a como dedicado amigo e admirador.

Antonio Candido

Perfil

Antonio Candido de Mello e Souza é escritor, ensaísta, professor universitário e o mais importante crítico literário brasileiro. De suas obras de crítica literária, a mais importante é “Formação da Literatura Brasileira (Momentos Decisivos)“, de 1959. Como ensaio sociológico, é considerado clássico seu estudo sobre o caipira paulista e sua transformação, “Os Parceiros do Rio Bonito“, de 1964.

Foi um dos primeiros signatários da fundação do Partido dos Trabalhadores, ao lado de outros amigos de longa data, como Sérgio Buarque de Holanda e Florestan Fernandes.

Em 1998, recebeu o Prêmio Camões pelo conjunto do seu trabalho como crítico e pesquisador da literatura no Brasil.

Fonte

Enviado por Denise Resende

Anúncios

3 Respostas para “Carta à ministra- por Antonio Candido

  1. Todos esperamos, Regina.
    O blog estará sempre atento, com a ajuda inestimável de seus leitores e colaboradores.

    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    Curtir

  2. O Ministério da Cultura durante o governo Lula tentou ser um ministério de vanguarda, de transformações, da diversidade, da cultura popular, etc, etc, etc…
    Acabou criando em alguns setores grupelhos de pessoas pseudo ligadas a cultura ganhando grana com projetinhos mediocres sem nenhum tipo de impacto real, so marketing bobo.
    Eu tenho uma grande esperança nesta ministra. Ja começou com ações e atitudes bem interessantes.
    Ja começou acabando com alguns destes grupelhos…..
    Espero que ela consiga fazer uma gestão bem melhor que a Gil/Juca e que consiga finalmente agitar a cultura deste país….. sem negociatas politicas e sem trapalhadas de editais, prestações de contas e congeneres…..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s